sábado, 24 de janeiro de 2009

24/01/09 - 7 pesos.


Este não é necessariamente um post fazendo um review do filme. Logicamente que você tem lugares muito mais interessantes para ler reviews principalmente mais precisos do que de um leigo em cinema, que vai só por não ter mais nada melhor pra fazer.

O importante nos filmes é a mensagem. Eu gosto de filmes que tentam (e se viram post com certeza conseguem) passar uma mensagem interessante.

Ajudar pessoas não é uma tarefa fácil. A ajuda é de graça. Não existe "ajudar" recebendo algo em troca, senão você estará na verdade "estabelecendo uma relação de troca entre as partes, envolvendo algum bem". Portanto, ajuda é algo gratuito.

E se ajuda é gratuita, logo você não recebe nada por isso. E se não recebe nada por isso, você está fazendo algo de graça. E não é muito comum as pessoas fazerem as coisas de graça, certo?

Certo. Ajudar o próximo tem sido algo difícil de se ver no nosso dia-a-dia. Reclamamos daquele carro da frente que está tentando estacionar, travando o trânsito, do cara que pede esmola, da comida ruim do restaurante, do nosso salário de miséria, do nosso emprego, do nosso chefe, do dólar alto, da meia rasgada, da lâmpada que acabou de queimar, enfim reclamamos de muitas coisas. O problema é que muitas pessoas reclamam, mas são incapazes de pensar em uma solução! E quando pensam, tem preguiça de botar em prática, afinal, "não estou ganhando nada com isso".

Você abriria mão do seu horário de lazer ou de descanso para ajudar alguém? E sem receber qualquer coisa em troca? Difícil essa pergunta, não? Acordamos cedo, ficamos em média 10 horas trabalhando. Quando vai chegando a hora de ir embora nós só pensamos em "nossa, não vejo a hora de chegar em casa e descansar". E aí, você algum dia já abdicou-se do seu tempo livre para libertar alguém?

Quando essa era de internet colaborativa veio à tona eu fiquei impressionado. Não acreditava que era possível uma pessoa de tão longe, fazer um vídeo caseiro e colocar na internet, espalhando uma mensagem, qualquer que fosse, para todo mundo ver. Os famosos "tutoriais" que buscamos no google foram feitos por pessoas que, por um minuto que seja, se dispuseram a ajudar.

Mais no fim do ano passado eu resolvi parar de sugar a internet e colaborar mais com a internet. Por que? Porque eu fui me deparando com situações em que as pessoas não sabiam de algo que eu acha que era a coisa mais básica a se saber no universo!!! Exemplo: Fórmula de Excel. Tem gente que não faz a menor idéia de como colocar uma fórmula no Excel? Então o que eu fiz? Peguei uma fórmula (ridícula no meu ponto de vista) e publiquei no youtube. Em menos de uma semana eu tinha 50 acessos, e então eu recebi um comentário direto de uma pessoa dizendo "Cara! Você explicou direitinho! Não tem como errar! Não vejo a hora de você postar mais vídeos sobre Excel! Eu preciso aprender esse troço!". Sério, eu fiquei com aquela cara meio de idiota, bobo, com um sorriso na cara e pensando: "caramba. E não é que dá certo mesmo".

Eu sempre procuro ajudar as pessoas dentro das minhas limitações. Como diria Eek, the cat!: "ajudar não dói". E pelo contrário do que acontecia com ele, que só levava mordidas do Shark, na vida real o retorno muitas das vezes é satisfatório. Ajudar pessoas realmente não dói. O melhor de tudo é quando você ajuda uma pessoa fazendo aquela coisa que pra você é de uma monstruosa simplicidade, e pra ela é uma ampliação de horizontes.

Nós do marketing convivemos constantemente com isso, uma vez que lidamos com vários clientes que possuem a famosa "miopia de marketing". Eles acham que vendem algo e que fazem tudo certinho para entregar seu produto aos clientes. Quando falamso uma dúzia de ferramentas para serem utilizadas, eles já empolgam e não param de te ligar, como se fosse uma droga na qual se vicia rapidamente.

Se marketing e comunicação são drogas, eu sou um viciado de alto risco. E faço questão de passar para o resto da roda dar um "tapa na pantera". Afinal, ajudar não dói.

P.s.: o filme é excelente e eu chorei no final. Choro mesmo, e pronto!

NOTA:

Nenhum comentário: