terça-feira, 20 de janeiro de 2009

20/01/09 - Líder de c* é r*la!

Sim. Palavras chulas para demonstrar a minha indignação diante de textos enlatados, recheados de autores de motivação e outros bla bla blas que eu respeito muito, mas quando são mastigados e cuspidos por outras pessoas, só poderia dar problema.

É muito fácil falar em liderança, uma vez que você é um gestor de sucesso, uma pessoa que recebe um salário digno, tem um cargo de respeito e uma posição na empresa de tomada de decisões. Estes textos são voltados para os executivos das novelas A Favorita, ou agora da novela Caminho das Indias, onde os rios são de chocolate, os prédios de wafer, e outras coisas no melhor estilo woompa loompa.

Aqui no mundo real as coisas são muito diferentes, principalmente em micro e pequenas empresas, onde o pensamento dos principais gestores estão voltados somente para gerar lucros, e lucros, e aumento de vendas by any means necessary. Como pensar em liderança se sabe-se que a empresa tem problemas graves, que comprometem o desempenho da organização e o pior de tudo, o gestor (diretor, principal executivo) é OMISSO aos acontecimentos?

Bem-vindos ao meu mundo, onde os livros não servem de nada, a não ser para aumentar a angústia de alguém que queria somente trabalhar. A ignorância se transformou em uma benção, da qual eu não posso mais desfrutar, uma vez que meus olhos estão voltados para a fuga deste lugar (olha, rimou tudo).

As máximas da liderança segundo Jack Welch
  1. Líderes
    valorizam a sua equipe incessantemente, usando cada encontro como uma
    oportunidade de avaliar e orientar as pessoas e construir autoconfiança. Sim. Chegue para a sua equipe de vendas, avalie seu desempenho, e ouça da boca da sua equipe que eles sabotam seus projetos porque os brindes oferecidos pelos fornecedores são patéticos.
  2. Líderes certificam-se de que as pessoas não apenas conheçam a visão, mas vivam e respirem a visão. Claro. E se seu chefe simplesmente ignora e chama essa coisa de visão e missão de "bobagem, besteiras que todo mundo vê, lê mas são incapazes de seguir". Sim, eu escutei isso quando estava tentando bolar a missão e visão pra este lugar. Deve estar em uma das gavetas, se é que ele não limpou a bunda com o papel.
  3. Líderes penetram na pele das pessoas, emanando energia positiva e otimismo. Diga isso para seus vendedores que ralam com medo de serem mandados embora e ganham uma porcentagem ínfima sobre as vendas que fazem. Otimismo? Energia positiva? Permanecer vivo é a única tarefa diária. Eu não queria estar na pele delas.
  4. Líderes estabelecem confiança com franqueza, transparência e crédito. Transparência.Esta palavra é tão forte quanto o significado. No mundo real, temos os setores de RH que são francos, os chefes que são transparentes e.....crédito? rá rá rá. Eles não conhecem outro crédito que não seja o cartão, que já vem com a fatura das compras do mês passado.
  5. Líderes têm coragem para tomar decisões impopulares e emocionais. "Errar é humano, mas perdoar não faz parte da política administrativa da empresa". Tomar decisões impopulares e emocionais é algo que seu chefe nunca vai fazer. Não que todo líder seja chefe. Líder pode ser qualquer um, desde que seus interesses estejam alinhados com os das organizações. Pergunta pra IBM como que ela toma as decisões?
  6. Líderes
    sondam e pressionam com uma curiosidade que beira o ceticismo,
    certificando-se de que suas perguntas sejam respondidas com ações. Essa é boa. Não precisa de nenhum investimento ou comprovação de renda
  7. Líderes inspiram, por meio do seu exemplo, a assunção de riscos e o aprendizado.
  8. Líderes comemoram. Quando atingem as metas, comemoram com coffee break. Quando não alcançam, culpam os investimentos desnecessários em marketing e comunicação
Falar sobre liderança é fácil quando já se tem uma empresa estruturada, sem tantos problemas causados pelo próprio crescimento, e um diretor presente na ações. Quando não tem, vira demagogia, hipocrisia.

Já estou cheio dessa historinha pra boi dormir.


Um comentário:

Massa disse...

Parece que você tá achando que está na hora de ir embora...

Não há problema num navio que não possa ser solucionado com um bote salva-vidas ;-)