segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Focus Group: We made it!



10 donas-de-casa responsáveis pelas compras nos supermercados, casadas ou separadas, com filhos de qualquer idade, super simpáticas e sinceras. Este foi o perfil dos componentes do Focus Group realizado segunda-feira.

Como eu nunca havia realizado ou ao menos visto um focus group de uma pesquisa qualitativa (só a quanti), os resultados não poderiam ter sido mais surpreendentes. Durante todo o bate-papo na sala espelho, elas falaram, fizeram propostas, participaram de coração, colocaram suas vidas pra fora, deram conselhos umas para as outras, experimentaram produtos que nunca haviam experimentado antes, enfim, um sucesso.

Do outro lado da sala estavam eles, trades de 4 empresas famosas loucos por informações que pudessem direcionar suas ações nos PDVs. Para eles, mais uma reunião para coletar informações sobre um público específico. Para nós, era praticamente a realização de um sonho em ver os nossos consumidores ali, falando, dando opinião e nos mostrando os caminhos que deveríamos tomar.

Acredito que o mais importante nas pesquisas são o fato delas, na grande maioria das vezes, nos mostrar coisas que jurávamos que estavam certas, e estavam totalmente erradas. Posso dizer seguramente (e sem mistérios) que a questão da degustação me incomodou muito. Enquanto eu tinha a degustação como uma das estratégias mais interessantes de se promover um produto, lá estavam elas detonando os pobres promos.

"São pegajosos, chatos. Não sabem abordar uma pessoa direito!" - disse uma das entrevistadas. Muitas das vezes pensamos que só as promoções já bastam, quando na verdade, pequenos detalhes como o treinamento do pessoal podem fazer toda uma diferença na abordagem destes consumidores.

Após finalizado o focus, nos reunímos com o nosso "cliente" para saber de mais detalhes do projeto no qual ele estava interessado. Descobrimos várias coisas novas sobre o mercado dele e vimos que não é tão fácil quanto pensávamos que fosse. Agora é arregaçar as mangas e ir rumo aos supermercados para pesquisar sobre tudo, todos e mais um pouquinho sobre tudo. Back to the old times.

Valeu toda a sala pelo trabalho impecável, pelo comportamento durante todo o processo, dedicação, empenho e responsabilidade. O trabalhou ficou show!

Agora, que venham os relatórios.

Nenhum comentário: