quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Momento de reflexão pós reunião de definição de meta




Algumas coisas são realmente muito interessantes. Há 2 dias atrás eu estava me definindo como a "personificação da antítese". Isso mesmo! (se você não sabe o que é antítese, mula, é aquele exemplo que sua professora de literatura deu sobre coisas com sentidos opostos. Claro escuro, quente frio e bla bla bla).

Logo, se não bastasse eu estar confuso sobre minhas atitudes em relação a uma série de coisas e puto por existir, resolvi me entreter de alguma forma. Quando não tenho nada pra fazer, vou direto na comunidade "Jogos estúpidos em flash", afinal é um lugar onde SEMPRE encontro algo beeeem divertido para fazer, nem que seja um estúpido joguinho em flash. A noite posto o nome porque eu esquecer.

Me diverti horrores ontem com o joguinho (que é uma espécie de 'imagem e ação' virtual com pessoas reais e viciante). Resultado disso, fui dormir 2:30 da manhã.

Pra começar o dia de forma sensacional, chego ao serviço 8:45 (pego serviço 8h) e dou de cara com meu chefe na porta. Ele diz "Isso são horas?". Eu engulo seco numa fração de segundos todas as coisas que quase saem nessas frações de segundos e digo "não" e então vou pra minha aba.

Eu não sei porque eu estou contando essa historinha, e também to pouco me lixando pra quem vai ler. Bem provavel que seja eu mesmo. Mas vou resumir.

Depois de uma reunião para determinação de meta (que na verdade é uma "a meta é essa" e pronto acabou) paramos e refletimos a respeito de algumas coisas.

. Quando somos burros, nos chamam de incapacitados. Quando sabemos alguma coisa, temos 'excesso de tecnicismo" e estamos "esnobando" os outros.
. Quando fazemos trabalho manual, somos operários, quando pensamos estrategicamente somos "fazedores de coisas a longo prazo, intangíveis e duvidosas.
. Quando ralamos igual pedreiro sem formação, somos funcionários. Quando temos formação e trabalhamos com foco na melhoria da empresa, somos estagiários.
. Quando somos pró-ativos, estamos sendo prepotentes. Quando somos passivos, estamos morcegando.
. Quando pensamos só em premiar funcionários, somos heróis do povo. Quando pensamos em aumentar a meta para investir em novos recursos, estamos "sugando" funcionários e agindo sem coração.
. Quando batemos a meta, é graças a equipe de vendas e esforço das vendedoras. Quando perguntamos sobre o resultado da promoção e dos investimentos em comunicação, mudam de assunto.
. Quando definimos uma estratégia, estamos sendo pró-ativos. Quando tentamos implantar, estamos sendo tecnicistas demais.
. Quando somos ignorantes entrando na empresa, somos "o cara que substituiu fulano". Quando sabemos muita coisa, somos uma ameaça.
. Quando se fala em ampliar a área de atuação da empresa, estamos sendo desbravadores e empreendedores, pessoas de visão. Quando questionamos a estrutura e treinamento para viabilizar a execução do projeto, "conversamos sobre isso depois".
. Quando não temos formação, não nos contratam por falta de qualificação. Quando temos pós formação, não nos contratam porque temos qualificação demais e a empresa não consegue nos manter.
. Quando nos damos bem com fucionários, estamos "convivendo demais com o povão". Quando só convivemos com a diretoria, estamos puxando saco e sendo elitistas.
. Quando cobramos as coisas, estamos sendo chatos. Se não cobramos, não estamos mostrando interesse.
. Se tiramos do nosso bolso para fazer o que é certo, é uma atitude errada. Se pedimos para definir meta, estamos "de brincadeira".

Tem como tirar alguma conclusão disso? Acredito que não. A não ser de que esse mundo é realmente muito maluco, estranho e bizarro. Por isso que é bom!

Se eu lembrar de mais alguma coisa eu posto. No momento estou fazendo um gráfico para analisar o desempenho da empresa nos últimos meses.

Ah, tem mais uma!
. Se aumentamos em 22% o faturamento da empresa, é parabéns para os vendedores. E o marketing? e a comunicação? E as promoções feitas? "isso só ajuda a longo prazo".

E ainda tenho que escutar que trabalhamos com "meritocracia". Adoro diretores de empresa. São de uma hipocrisia.....

Dica do dia: Se seu chefe te pede para lembrá-lo das reuniões para discussão dos interesses estratégicos da empresa, corra. Corra para bem longe. A não ser que você seja a secretária dele.

tchau

Nenhum comentário: